Admirar é Amar.
Não somos ninguém sem admirar alguém.
Admiração é sentir simpatia, estima e acima de tudo respeito por alguém. Admirar é amar, portanto esta é uma palavra que também não pode ser menosprezada .
Todos nós, na nossa vida, conhecemos alguém por quem temos grande admiração, não tem que ser necessariamente alguém que tenha concretizado grandes feitos, mas sim alguém que coloque amor em tudo o que faz.
Enquanto crescemos vamos desenvolvendo em nós padrões de proximidade com alguém que admiramos, muitas vezes um famoso, um familiar, um amigo, entre outros; essas pessoas vão estimular-nos com atitudes análogas, vamos sempre ter tendência a seguir os mesmos passos que esse alguém seguiu, isto não quer dizer que são os certos, pois nem sempre criamos empatia por "boas referências".
Ao longo da vida cruzei-me com pessoas fantásticas capazes de me arrancarem tudo de bom, podia falar de muitas, mas hoje vou focar-me apenas em alguém muito especial para mim, uma amiga*, já de longa data, que desde o primeiro minuto me deixou a pensar que afinal existem pessoas puras. Admiro-a solenemente, talvez seja das pessoas que mais admiro no Mundo, por muitas razões pessoais, mas acima de tudo pela sua facilidade de transformar tudo em amor e paz. É aquele tipo de pessoa que faz sempre bem ao próximo, sem esperar nada em troca, e muitas vezes depara-se com ingratidão. Ela sabe tudo o que sinto por ela, aliás, nós falamos muito sobre isto, e um dia ela disse-me algo do género: "Tenho muito orgulho em ti, admiro-te pelo que és e pelo que fazes". Não há nada nesta vida que supere a grandiosidade que se sente ao ouvir isto de alguém que eu também admiro. Admirar alguém que te admira é efusivo.
Por outro lado, o termo admiração é curioso. Quantas vezes nos admiramos com coisas negativas? "Nunca pensei que fosse capaz disso, fiquei admirada!". É verdade, nós, seres humanos temos também capacidade de nos admirarmos com coisas negativas. Se isso é mau, não sei, mas é bom termos a noção de que não se pode confundir ambas as expressões.
Por mais que existam pessoas capazes de te proporcionar esta emoção não te esqueças que a primeira pessoa que tens de admirar és tu próprio. Nunca te esqueças disso, tu és e sempre serás o teu início e o teu fim.
*Pretendo manter a identidade em sigilo, pois a nossa cumplicidade só a nós pertence. Grata pela compreensão.
Daniela Mendes