Adriana Lima - Criadora de Conteúdos

07-12-2019

Adriana Lima. 24 anos. Natural de Viana do Castelo. Licenciada em Línguas, Literatura e Culturas Estrangeiras. Futura mestre em Gestão de Marketing. Criadora de conteúdos. 

Ambiciosa. Lutadora. Humilde.

A Adriana cresceu ligada à magia da moda por influência da sua família. Atualmente tem vindo a destacar-se na rede social Instagram por ser uma das mais belas influencers portuguesas. Ilustre na área da comunicação integrou recentemente um projeto nos Estados Unidos, denominado de Ballout. Hoje podem conhecer mais um pouco sobre a Adriana e os seus sonhos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Daniela]- Em primeiro lugar gostaria de te perguntar como surgiu o teu gosto pela moda?

[Adriana]- A minha família sempre respirou moda, eles inspiraram-me sempre muito. Somos de um meio humilde, mas desde sempre tanto eu como os meus pais, tios e primos encontrávamos alternativas para nos vestirmos como nós gostávamos, muitas vezes íamos à feira de Caminha comprar peças de roupa e personalizávamos ao nosso gosto. Sem dúvida que a criatividade herdei da minha mãe, desde sempre que tem muito bom gosto, quando era mais jovem usava peças de roupa do meu avô e eu achava incrível esse estilo andrógeno, então quando eu era mais nova fazia o mesmo, lembro-me de ir ao armário de meu pai e vestir as camisas de ganga da Levi's com calças também elas de ganga e usava um estilo Denim, as pessoas na altura achavam aquilo estranho, mas acho que acabou por ser uma janela de abertura para eu não ter medo de eu ser quem eu era, e tive sempre a sorte de ter pais que sempre me incentivaram a eu ser eu mesma e, apesar de ser tímida com as roupas que vestia conseguia expressar-me. Foi assim que nasceu este gosto especial pela moda.

[Daniela]- Esse gosto que criaste pela moda levou-te onde estás agora, tens noção do mediatismo que estás a ter?

[Adriana]- É sempre aquela sensação de mix de feelings, ou seja, sei que há pessoas que gostam muito de mim e que me reconhecem quando passam por mim na rua e dizem que admiram o meu trabalho e há outras que sei que falam mal do que eu faço ou que não percebem, mas eu penso que a partir do momento que sou reconhecida "lá fora" eu sinto-me satisfeita porque apesar de ser de uma vila do norte de Portugal com o meu trabalho e muito graças à internet estou a conseguir chegar a outros pontos do Mundo e acaba por ser essa a perspetiva que tenho de mim própria. Quero continuar a agradar as pessoas que gostam de mim e quero trabalhar para fazer com que as que não gostam mudem de opinião.

[Daniela]- Qual é a tua maior inspiração no Mundo da Moda?

[Adriana]- O que eu mais adoro é viajar para ver o street style que as pessoas utilizam noutros países porque é sempre muito alternativo e vê-se a mistura de culturas porque a moda é uma extensão a nossa personalidade, portanto vemos coisas muito diferentes, essa é a minha maior inspiração. Mas se tivesse de escolher uma pessoa, para além da minha mãe que me inspira todos os dias, seria uma diretora da Vogue Japonesa chamada Anna Dello Russo, eu adoro-a porque ela tem cinquenta e tal anos e usa minissaias com as suas pernas espetaculares, e eu fico impactada e penso "eu quero ser como ela", uma mulher que não tem medo de usar o que quer e tem um ar simpático o que eu acho que é interessante pois no Mundo da Moda a maior parte das pessoas acaba por ter uma postura assim mais rígida até para se protegerem, ambas sabemos que não é um mundo fácil.

[Daniela]- Consegues conciliar a tua área de formação com o trabalho de Instagramer?

[Adriana]- Sim acaba sempre por me ajudar, eu escolhi tirar mestrado em gestão de markting porque não há nada melhor que eu me saber defender a mim mesma, na área de contacto com as marcas consigo ser muito mais profissional e não depender de outros, eu não sou agenciada e consigo fazer o meu próprio markting através de casa, foi uma grande ajuda e acabo sempre por conciliar.

[Daniela]- Já percebi que tens uma relação muito próxima com a tua família e que contas com o apoio deles, mas o que é que eles pensam do facto de tu estares a evoluir tanto nesta área?

[Adriana]- Quando comecei a evoluir para um público internacional tive de começar a falar inglês e a minha família pouco percebia, mas resolveram começar a aprender só para puderem seguir mais o meu trabalho e eu fiquei muito orgulhosa disso, é como se crescêssemos todos juntos. Todos eles estão atentos ao meu Instagram e às vezes chamam à atenção para coisas que tenho de melhorar e eu fico mesmo feliz por saber que eles estão a acompanhar e que gostam. Como sou das mais novas da família sinto que eles depositam em mim muitas expectativas, mas sinto que os estou a deixar orgulhosa, isso chega.

[Daniela]- És muito jovem, mas já conquistaste muito. Daqui para a frente o que mais gostavas de realizar a nível profissional?

[Adriana]- O meu auge de carreira seria ou ser editora de uma revista de moda, gostava muito mesmo, ou então criar a minha própria marca, isto são sonhos que eu tenho há muito tempo mas claro que ambas requerem muito trabalho e eu neste momento tenho outros projetos paralelos portanto isso vai ficar para segundo plano contudo, sei que tudo o que tenho feito até agora tem afunilado o meu caminho para chegar onde quero, por exemplo: sempre sonhei em trabalhar na área da comunicação e agora tive uma oportunidade de trabalhar com uma empresa dos Estados Unidos e ser repórter, graças ao Instagram, ou seja, tudo isto está a formar o meu caminho e tenho a certeza que este será o certo. Não quero deixar só a minha pegada digital, mas também uma pegada social.

[Daniela]- Quais os projetos que estás a defender neste momento?

[Adriana]- Estou a terminar o meu mestrado em Gestão de Markting, falta redigir a tese, mas espero acabar brevemente. Neste momento trabalho com a Ballout que é uma média de comunicação dos Estados Unidos, vamos cobrir alguns eventos, a maior parte deles acontece na primavera, portanto vou estar bastante ocupada. Tenho também criado conteúdos para showrooms, produzo fotografias para eles enviarem para outras lojas, tem sido uma experiência ótima. E para terminar, se tudo correr bem, em junho vou para o IFA , em Paris, onde vou estudar Fashion Business durante um mês, o que vai ser um grande desafio porque eu nunca estive sozinha, mesmo na faculdade estive com amigos, mas acho que vai ser muito giro, vou conhecer pessoas novas numa das cidades que eu mais adoro portanto as expectativas são boas. No futuro espero continuar a ter mais projetos.

[Daniela]- Espero de coração que todos esses projetos corram bem, e tenho a certeza que assim será. E agora, para terminar, a pergunta da praxe! Se o mundo acabasse amanhã o que farias hoje?

[Adriana]- Agradecia, eu sou muito grata por tudo e neste momento se a minha vida acabasse eu acho que não estava arrependida de nada, nem sentia que me faltava algo de gigante para fazer, estou muito satisfeita, estou numa boa fase, e era isso, agradecia ao Universo por ter tido a vida que tive até agora.

[Daniela]- Eu estou muito grata por teres colaborado com o Chá&Mel, desejo-te a maior sorte do mundo.

[Adriana]- Muito obrigada!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Adriana é o exemplo de que se lutarmos pelos nossos sonhos eles concretizam-se, com muito trabalho e suor tudo é possível. Eu admiro a Adriana e sei que o nome dela vai chegar onde ela quiser.

Podem consultar o seu Instagram em: adrianagolima.

Obrigada Adriana!

Daniela Mendes