Agradece a quem te odeia.
O ódio é contranatura, não nascemos a saber o que é o ódio, vamos (des)aprendendo com a vida.
Ao longo da vida vamos aprendendo a odiar, depois cabe a cada um de nós eliminar essa palavra do nosso dicionário, até porque não é muito bonita. O ódio é uma junção de sentimentos como a inveja e a frustração. Uma pessoa que sente ódio por alguém tem em si uma enorme ausência de amor-próprio, caso contrário não perderia tanto tempo a querer mal a outro alguém.
Se pararmos para pensar não é de todo porreiro odiar alguém... Não querer bem a alguém, e mesmo assim ter de lidar com o sucesso dessa pessoa, e com o desprezo da mesma, não é fácil... Para não falar que interiormente deve ser terrível ter tanta energia negativa. O ódio acaba por não afetar o alvo, mas sim quem o pratica.
Devemos agradecer a quem nos odeia, pois, essas pessoas ensinam-nos a lidar com as críticas e ofensas. Houve alturas em que me senti odiada por pessoas que depositaram em mim toda a sua raiva. Hoje agradeço, pois aprendi a sentir compaixão e gratidão por pessoas assim, foram elas que me fizeram perceber que sei perdoar, e o perdão é o caminho certo para a felicidade. Se consegui lidar com este tipo de violência emocional, consigo com certeza lidar com muitas mais coisas na minha vida. Estou grata, muito grata.
Não ganhamos nada quando nos viramos contra alguém, a única coisa que aumenta é o nosso ego, e para quê? Para nos alimentarmos dele? Sentirmo-nos superiores aos outros? Não vale a pena, só vai trazer negatividade à nossa vida. Não precisamos desse tipo de validação, aliás, o bullying começa assim, com alguém que quer ser reconhecido pelos outros, e para isso maltrata ou mete outro alguém de lado.
A vida é tão bela quando deixamos o ódio de parte e incentivamos o amor. O amor é tão mais importante e bonito. Chega de ódio e de nos virarmos contra as pessoas, invés disso vira-te para alguém de braços abertos e dá um abraço. A vida é curta de mais para deixarmos as coisas más serem superiores.
Agradece a quem te odeia. Perdoa quem te odeia. Ajuda quem te odeia.
Daniela Mendes