Ama a tua solidão.

05-09-2019

A associação entre a solidão e o solteirismo é frequente, porque será?

A solidão é vista muitas vezes como algo negativo, algo que nos deixa sozinhos por falta de alguém ao nosso lado. Não é de todo disparatado, visto que vivemos numa sociedade que nos ensina a importância de encontrar alguém para constituir uma família, mesmo que não seja isso o idealizado por nós. Somos educados assim, somos ensinados a ter medo da solidão, quando na realidade, por pensarmos assim é que vivemos nela. Um pouco controverso não? Pois bem, eu passo a explicar.

A solidão não é a ausência de alguém na nossa vida, mas sim a nossa própria ausência, a ausência do nosso eu. Quantas pessoas dizem sentir-se sozinhas enquanto rodeadas por outras? Pois, mas estão sem elas, e isso sim, dói.

A nossa solidão é importante! E porquê? Porque é nossa! Não sou exagerada ao ponto de dizer que não precisamos de ninguém para sermos felizes, porque precisamos! Precisamos de todos, mas dependemos só de nós. Esta afirmação pode gerar dúvidas, mas é a verdade, dependemos só de nós, apesar de muitas vezes não querermos assumir essa responsabilidade.

Tal como as nossas mãos, os nossos pés, o nosso coração, o nosso sorriso, a solidão também é algo muito nosso. É preciso aprendermos a amá-la. Alguém que não ama a sua solidão vai percorrer longos quilómetros à procura de paz noutra pessoa, e o que acontece depois daí? Dependência de alguém para sermos felizes, e isso sim, é perigoso, jamais podemos colocar a nossa felicidade nas mãos dos outros. Ninguém pode fazer por nós, o que nós próprios fazemos. Somos mágicos quando nos amamos, quando amamos tudo em nós, até mesmo a nossa solidão.

Amar a tua solidão é meio caminho andado para viveres em paz interior, é aceitares que és feliz sem precisares de que essa felicidade dependa de alguém. Amar a tua solidão vai fazer com que te sintas menos solitário. Vai fazer com que te ames mais. Amar a tua solidão vai fazer com que andes acompanhado por ti. 

Daniela Mendes