André Amorim - Escritor

27-03-2021

André Amorim. 27 anos. Natural de Poiares, Ponte de Lima. Licenciado em Enfermagem. Presidente do MCV. Autor do livro Lufada de AR Fresco.

Resiliente. Dedicado. Humilde.

Ainda jovem, o André conta com vários projetos no seu currículo. Hoje vamos conhecê-los melhor!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Daniela]- Em primeiro lugar, gostaria de perguntar o porquê de teres seguido Enfermagem?

[André]- A Enfermagem surgiu na minha vida um pouco por acaso. Quando era mais novo, tive alguns contratempos que me levavam ao hospital para ser saturado ou submetido a outros tipos de tratamentos e, quando era atendido nas urgências pelos enfermeiros, pensava "uau isto é realmente algo que eu gosto". Mais tarde, já a frequentar o 9.º ano sentia-me "inclinado" para a área das Letras, como jornalismo, mas acabei por ir para Ciências a conselho da psicóloga da escola que considerou ser o melhor percurso para mim, pois seria uma área que me iria abrir muitas portas. Entretanto, tentaram convencer-me a ir para padre (risos), mas não tiveram sucesso. No final do 12.º ano acabei por decidir ir para Enfermagem e assim foi. Neste momento, sinto-me bastante feliz com a escolha que tomei.

[Daniela]- E ainda bem que escolheste uma profissão tão nobre como a de Enfermagem. Entretanto, como é que te surgiu a ideia da Lufada de AR Fresco?

[André]- A Lufada de AR Fresco começou por ser um blogue, na altura chamava-se Projetar. Começou por ser uma página onde eu e o meu colega Ricardo Correia publicávamos algumas crónicas e sátiras, uma vez que são um género textual com o qual me identifico, permitindo-me desenvolver o meu espírito critico. Esta ideia surgiu em 2015, quando me encontrava a exercer a minha profissão na Irlanda e acabou por ser uma forma de ocupar o meu tempo livre, pois não tinha a família nem os amigos comigo. Quando regressei a Portugal partilhei a minha ideia com o Ricardo e decidimos ir em frente com este projeto. Passado aproximadamente cinco meses, fomos contactados pela Chiado Editora que tinha conhecimento do nosso blogue e nos propôs o lançamento de um livro. Na altura tivemos algum receio que fosse demasiado precoce, mas acabamos por arriscar e, felizmente, correu bem!

[Daniela]- Ainda bem que arriscaram, pois eu adorei o resultado! Sei que mais novidades estão a caminho, brevemente sairá um novo livro intitulado Promessa de Traficante. Queres levantar um bocadinho o véu? (risos)

[André]- (risos) Posso, posso! Demorei quase três anos a escrever esta obra, um pouco por falta de tempo, mas nunca por falta de ideias! Posso dizer que é um trailer policial, e considero que é de leitura bastante simples. Baseia-se na promessa que um jovem fez ao pai de que iria libertar o irmão de uma rede de trafico de droga. Acabo por abordar um pouco o tema da família e do amor entre irmãos. Neste livro fiz uma dedicatória muito especial à minha irmã por ser a pessoa mais importante da minha vida.

[Daniela]- Para quando o lançamento da Promessa de Traficante?

[André]- Ainda não há uma data definida. Em princípio sairá em junho ou julho deste ano.

[Daniela]- Aguardaremos com grande expectativa! Agora, vou fazer-te uma pergunta complicada: se tivesses de escolher entre ser apenas escritor ou apenas enfermeiro qual seria a tua opção?

[André]- (risos) Ui, essa pergunta é mesmo complicada. Não sei... Não posso escolher os dois?

[Daniela]- Não vale (risos), só podes escolher um!

[André]- Acho que escolhia Enfermagem, mas com muita pouca margem de diferença. Provavelmente, dentro de alguns anos, optaria por ser escritor... depende da fase de vida em que me encontro.

[Daniela]- Muito bem. Quanto ao Magnum Consilium de Vicus (MCV), podes dizer-nos o que é, como surgiu e qual a sua finalidade?

[André]- Surgiu no final de uma praxe, numa noite muito fria em que a maioria dos presentes não estava com disposição para ir ao Gondola (bar académico de Viana do Castelo). Acabamos por ir só um grupo de homens e passamos a noite a falar de vários temas que os homens costumam falar. Por volta das cinco da manhã, já noutro café, o Tetas (habitualmente frequentado por pescadores) comentamos que a noite tinha sido porreira e foi então que surgiu a ideia de criarmos uma espécie de "organização masculina" por membros de uma escola que é marcadamente feminina. Nessa mesma noite, definimos quem ocuparia os cargos de presidente, vice, padrinho, secretário, tesoureiro e afins. Na semana seguinte criamos o emblema e o código de ética e honra do MCV e esta ideia mantém-se até hoje. Em 2019, organizamos o Rally MCV, que acabou por ser um sucesso, com participação de muitas pessoas, não só da Escola Superior de Saúde como também de todo o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e até elementos fora da nossa comunidade académica. Atualmente, estamos a tentar alargar o projeto realizando as MCV Sessions e brevemente a divulgação de alguns talentos.

[Daniela]- E outros planos para o futuro?

[André]- Apesar de só ter 27 anos, sinto que estou numa fase em que já atingi muitas metas, e olhando para um futuro imediato não me vejo a entrar em mais projetos, já tenho muitas responsabilidades. Tenho de ter mais tempo para a família, para os amigos e para a namorada (risos).

[Daniela]- O que é que as pessoas mais próximas de ti dizem sobre todos estes projetos?

[André]- Às vezes, queixam-se um bocado da minha falta de disponibilidade, pois acabo por ter de dedicar muito tempo a todos os projetos. Mas ao mesmo tempo, sentem-se orgulhosos por todas as minhas conquistas e acabam sempre por me dar força e apoio para continuar.

[Daniela]- Agora, para terminar, a pergunta da praxe: se o mundo acabasse amanhã, o que farias hoje?

[André]- (risos) Olha, casava!

[Daniela]- Que bom! Uma resposta tão curta e tão bonita! André, agradeço-te, mais uma vez, por teres aceitado ser entrevistado para o Sem Clichês. Espero continuar a ver-te brilhar.

[André]- Muito obrigado! Igualmente.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O André é o tipo de pessoas resilientes que não aceita ficar só pelo conforto e decide ir à luta pelos seus sonhos e projetos.

É um prazer conhecer pessoas assim. 

Instagram do MCV: mcv_oficial_

Instagram pessoal: andre_amorim.13 

Obrigada André por seres uma inspiração! 


Daniela Mendes