As Mulheres são falsas, e agora?

26-10-2019

Finalmente um título polémico!

Quando se fala em amizade entre mulheres o pior dos cenários surge, ou porque somos inevitavelmente apreciadoras de uma boa cusquice, ou porque quando se zangam as comadres descobrem-se as verdades, ou até mesmo porque existe aquela regra geral de que os homens é que são verdadeiros, porque se insultam constantemente sem ferirem suscetibilidades. Bem-vindos à nossa cultura.

Esta ideia pré-concebida de que a amizade entre mulheres é perigosa foi criada com o intuito de adeusar os homens, não querendo ser excessivamente feminista esta é a minha opinião. Se pararmos para pensar toda a nossa cultura insiste em diminuir as mulheres e colocar os homens no mais alto dos andores. Os príncipes salvam as princesas, porquê? Porque nós, mulheres, somos extremamente fracas para o podermos fazer sozinhas. O mau da história é quem? A bruxa! E porquê? Porque as mulheres têm inveja umas das outras. Mas se o vilão da história for um personagem masculino só o é porque no passado sofreu muito, e porquê? Porque a MÃE ou NAMORADA o abandonaram ou trataram mal. Caramba, somos más, incrivelmente más.

Este assunto vai ser sempre um pau de dois bicos, a verdade é que as mulheres tendem a ter mais conflitos entre si comparativamente aos homens, mas isto acontece porque somos mais suscetíveis às emoções, ferimo-nos com mais facilidade, levamos mais a "peito" e isto cria desequilíbrios pessoais e sociais.

Ouvimos muitas vezes mulheres dizerem que preferem ter amigos do que amigas: "os homens não contam as nossas conversas", "os homens não nos julgam", "os homens são sinceros", bem eu não digo que seja mentira, mas isso acontece porque na maioria das vezes eles não nos ouvem meninas! Adoro os meus amigos machos, e alguns dão ótimos conselhos, mas tenho noção que desabafar com uma mulher é completamente diferente do que fazê-lo com um homem, até porque o sentido de audição deles sobre um determinado assunto não dura mais do que um quarto de hora!

O mal das mulheres, precisamente sobre outras mulheres, é criarem espectativas gigantes umas nas outras. Já tive conflitos com "amigas", mas tenho a plena noção que isto é criado pelo facto de não sabermos distinguir amizade de cordialidade. Eu sei em quem posso confiar a minha vida e sei a quem não o posso fazer, mas não é por isso que vou excluir alguém da minha lista de amigas, é tudo uma questão de ranking, tenho amigas que são irmãs e tenho outras com quem também passo bons momentos. Não precisamos de virar as costas umas às outras, precisamos só de nos entendermos mais, dar oportunidades!

Não, as mulheres não são inevitavelmente falsas umas para as outras, eu meto as mãos no fogo por aquelas que considero minhas verdadeiras amigas, que não são muitas. Sei que existem outras que me fariam queimar, mas também não guardo rancor, porque simplesmente não espero mais delas. É tudo uma questão de balancear.

Chega de nos tratarmos mal umas às outras, de nos deitarmos abaixo, porque se as mulheres apoiassem outras mulheres não teríamos de levar com homens machistas e violentos. 

E sim! A amizade verdadeira entre mulheres existe! E se encontrares verás que nunca vais estar sozinha e que juntas somos mais fortes!


P.S- Um agradecimento especial a todas as minhas amigas que insistem em ficar aqui, ao meu lado, mesmo depois de todos os meus atos demonstrantes de um possível transtorno mental. Gostaria também de agradecer aos meus amigos machos, mas os 15 minutos deles já passaram portanto não devem chegar a esta parte (risos).  


Daniela Mendes