Faz a tua viagem, ao teu ritmo, ao teu sabor.
Vivemos numa sociedade de prazos.
Cada um tem o seu tempo, não tens necessariamente de sair do liceu e entrar na universidade, não tens necessariamente de acabar o curso no tempo habitual, não tens necessariamente que namorar, casar e ter filhos e muito menos tens de o fazer porque alguém quer que o faças.
Vivemos com alguma vontade excessiva de tentar agradar, e os nossos pais ou familiares tendem a querer que sejamos aquilo que eles não foram, pressionando-nos a ser perfeitos, a não cometer erros, mas será que eles se lembram que também os cometeram? Pois, eis a questão.
Quando nascemos os nossos pais idealizam todo um futuro para nós, o que é totalmente percetível pois querem que façamos o melhor para sermos felizes, na realidade eles sabem o que é melhor para nós, mas muitas vezes não conseguem respeitar o nosso tempo. Impõem que façamos o caminho direto, esquecendo-se que é nos apeadeiros que estão as aprendizagens, que é nos erros que ganhamos forças e é nas quedas que valorizamos os seus abraços.
Não te sintas culpado por não seres ou fazeres aquilo que eles idealizaram, e sabes porquê? Porque no final da viagem eles sabem que o teu sucesso é garantido, mesmo que não seja da forma que eles imaginaram, tu vais chegar lá onde queres, e no fundo, o teu mapa secreto serão eles.
Faz a tua viagem ao teu ritmo e ao teu sabor porque só vives uma vez, e a vida é tua.
Daniela Mendes