Inveja, o veneno da alma.

08-11-2020

A inveja é o nosso maior inimigo, não só para quem a sente, mas também para quem a pratica.

A inveja impossibilita-nos de evoluir na vida. Quando alguém tem inveja de nós parece que as coisas começam a ganhar um rumo diferente daquele que estávamos a planear. Quando nós temos inveja de alguém... as coisas pioram ainda mais.

Todos nós já ouvimos a frase "o que ninguém sabe, ninguém estraga", a verdade é que se seguirmos à risca este conselho vamos perceber que faz todo o sentido. Nunca vos aconteceu estarem ansiosos por uma coisa boa que se avizinha e quando contam a alguém corre mal ou fora do esperado? Não quer dizer que essa pessoa nos queira mal, mas a verdade é que teve a capacidade de influenciar negativamente os nossos planos. Mas como? Esse é o poder obscuro do sentimento de inveja.

Como em variadas situações, não acontece só aos outros e a verdade é que, em algum momento da vida, por alguma razão, podemos sentir inveja de algo ou de alguém. Não quer dizer que somos más pessoas ou que queremos mal a alguém. Entendo que isto acontece quando passamos por fases menos positivas, em que as coisas não correm como esperado e o facto do outro "brilhar" pode ofuscar a forma como vemos a sua felicidade e levar-nos a agir de um modo pouco simpático com esse "outro". É inevitável não pensarmos ou sentirmos isto, pois tendemos a olhar para o outro primeiro do que para nós.

Isto, para além de não ser bom para a outra pessoa, é muito violento para nós, pois mais tarde pode vir o sentimento de culpa ou de frustração e, posteriormente, o sofrimento.

É importante não confundirmos inveja com sentimento de injustiça. Sim, porque já aconteceu, provavelmente a toda a gente, sentir que algo que vivenciamos não foi justo comparativamente com outrem. Nestas situações, não é a felicidade e/ou reconhecimento alheio que nos incomoda, mas sim a desvalorização que nos é dirigida.

Por fim, o importante a reter é que devemos considerar sempre que por mais injusto que seja o que se passa connosco, nunca nos devemos comparar aos outros, pois é tendencial "a galinha do vizinho ser melhor do que a nossa", e isso só nos vai fazer mal e atrair energias negativas. Pensem que há dias melhores e piores e o amanhã pode ser mais sorridente.


Daniela Mendes