Livra-te da Culpa e sê feliz!

10-10-2019

A culpa é talvez dos sentimentos mais destrutivos que o ser humano sente.

A culpa destrói-nos, tem uma capacidade incrível de nos deixar feridos e doridos por dentro, acaba com a nossa paz.

Todos nós já nos sentimos culpados por alguma razão. Todos nós já tivemos um conflito com alguém que nos deixou a sentir culpados. Todos nós já nos ficamos a sentir culpados por sentirmos que não agimos bem. Por fim, e na minha opinião mais grave, todos nós já nos sentimos culpados por não conseguirmos superar as expectativas que os outros criaram em nós.

É preciso deixar claro, na vida vamos magoar muita gente, é quase inevitável, porque infelizmente muitas pessoas vão-se magoar connosco, muitas dessas vezes sem razão, algumas com a mesma, mas a vida é assim, não podemos martirizar-nos por algo que acontece naturalmente, aliás, não podemos viver com a sombra da culpa.

Temos de tomar consciência que não somos culpados por não conseguir agradar às pessoas que amamos, às pessoas que criam espectativas em nós. Não podemos sentir culpa por não termos a orientação sexual que os nossos pais idealizaram para nós, não podemos sentir culpa por não entrarmos no curso que eles gostariam que entrássemos, não podemos sentir culpa por sermos diferentes, por estarmos ocupados, por estarmos apaixonados por alguém de outra raça, por fazermos amor com quem queremos, por não querermos casar, por não querermos agradar, por nos separarmos, por nos divorciarmos, por começar de novo. Não, não podemos sentir culpa por nada que não fomos nós que criamos, mas sim os outros.

Só devemos sentir culpa por aquilo que fizemos com intenção de ferir alguém, pelas intenções más e feias. Quando magoamos alguém sem querer não estamos no direito de nos sentirmos culpados, não faz sentido.

Por fim, a mensagem mais importante que quero deixar é: sejam vocês próprios, com as vossas imperfeições e não se sintam culpados por não serem o estereotipo de alguém. Só temos uma vida, sejam felizes, e sem culpa.

Daniela Mendes