O Perdão é o caminho para a felicidade.

02-10-2019

O perdão traz paz à tua vida. Traz felicidade.

Todos nós já nos desiludimos com alguém, estes tipos de situações doem muito, até porque só nos desiludimos quando gostamos muito dessa mesma pessoa, quando criamos expectativas sobre ela. Como perdoar? Eis a questão.

O ser humano é complexo. Somos seres comunicacionais, logo as interações humanas são essenciais na nossa vida, o pior é que nem tudo é perfeito e muitas vezes nos chateamos e desiludimos o que faz com que as redes do afeto se enrolem e formem nós, a forma de os retirar é perdoando... Aí vem a pior parte.

Todos nós nascemos com a capacidade de conceder o perdão, cabe-nos a nós decidir se o queremos fazer ou não. Muitas vezes ouvimos alguém dizer "Eu quero perdoar, mas não consigo, estou sempre a lembrar-me do que aconteceu", este tipo de queixas é frequente, e não é de todo inaceitável, a confiança é como uma folha de papel, uma vez amassada já não volta à forma original, é normal que existam sempre inseguranças, mas cabe a nós decidir se estamos dispostos a perdoar ou não.

O verdadeiro caminho para o perdão é criarmos uma estrutura sólida de amor próprio pois é necessário gostarmos muito de nós para conseguirmos gostar suficientemente do outro, e assim conseguir perdoa-lo. É também importante definir pontos estrategas de perdão, ou seja, questionar o que será para nós imperdoável: "Serei capaz de perdoar uma traição do meu namorado?", é totalmente admissível se não o conseguires fazer, mas se sabes que não consegues não deves dizer que vais tentar faze-lo, esse é o maior erro de quem não consegue perdoar, tentar sabendo que não consegue.

Se somos feitos de amor porque é que insistimos em agoniar a nossa própria vida? Sim, porque não perdoar faz-nos mal, rói cá dentro, para não falar que assombramos a vida das pessoas que não perdoamos com culpas que já não fazem sentido nenhum, do género: "magoaste-me, portanto vais ter de aprender a viver com isso!", não! Se achas impossível perdoar alguém desaparece da vida dessa pessoa simplesmente, não dês esperanças de perdão onde não existem, e muito menos digas que perdoas-te enquanto continuas a usar cobardemente assuntos passados só e apenas para magoar essa pessoa.

Perdoar exige trabalho interior, se não consegues perdoar verdadeiramente alguém é porque não te amas suficientemente, nem a ti, nem à pessoa em questão. No dia em que conseguires perdoar és feliz.

Daniela Mendes