Será "para sempre" se viveres o agora.

19-09-2020

Este tema é muito controverso, e provavelmente o que eu redijo também o é.

Hoje escrevo sobre o "para sempre". Confesso que nunca tive uma folha em branco à minha frente tanto tempo, pois normalmente escrevo com facilidade, mas hoje é diferente, porque vou pronunciar-me sobre algo que me é quase desconhecido.

Eu acredito no "para sempre", pois tenho a certeza que o que eu nutro pelos meus pais e eles por mim é "para sempre". Sei também que o que sinto por mim é "para sempre", sei que no dia em que eu parir vou conhecer o mais puro e verdadeiro "para sempre". Mas a quem tento enganar? Eu sei que o que vocês procuravam, quando escolheram abrir esta página de web, era ler sobre o grandioso e poderoso "para sempre" entre um homem e uma mulher. É exatamente aí que complica.

Desde pequenos que somos ensinados a acreditar que um dia seremos felizes para sempre com alguém, tipo príncipe e princesa, rei e rainha. Até aí tudo bem, eu não sou de todo pouco romântica. Adoro romances, adoro histórias de amor e adoro príncipes e princesas. Em contrapartida, à exceção do que acima mencionei, eu não dou nada por garantido. E é aqui que começa.

Quando estamos apaixonados por alguém, o amor que sentimos faz-nos acreditar que será para sempre, o que considero normal pois temos hormonas que correm em nós, quase como uma poção. Na realidade é bom. É bom querermos ter alguém sempre ao nosso lado, é bom pensarmos que aquela pessoa fará parte do "para sempre". Quem nunca viveu isso? Se há uns anos me dissessem que eu não estaria com o meu primeiro namorado seria um caos! Uma catástrofe! De facto, não estou, para onde foi o nosso "para sempre"?

Percebem o controverso deste tema? Num dia somos tudo para alguém e vice-versa e noutro não sabemos sequer quem fomos. Com isto, não quero dizer que por não ter durado uma vida toda tenha sido um erro, nada disso. Tudo o que um dia nos possibilitou sentir que seria "para sempre" tornou-se uma aprendizagem e essa, sim, ficará para a eternidade.

No entanto, também existem casais que se mantêm a vida inteira e que são felizes ao longo da mesma, e eu também sonho com isso! Todos sonhamos, provavelmente. Acredito que isso só acontece quando as pessoas não se focam no "para sempre", mas sim no hoje, no agora, porque o amanhã está longe e nada é garantido. Considero que não devemos dar nada por garantido, pois esse é o caminho para o fim.

Amem agora, cuidem agora e sintam agora.

As relações não são feitas de prazos.

As relações são feitas de casualidades.


Daniela Mendes