Sofia Azevedo - Manequim
Sofia Azevedo. 18 anos. Natural do Porto. Estudante de Ciências da Nutrição. Manequim. Baligang.
Conheci a Sofia há alguns anos num trabalho de moda. Lembro-me ainda hoje não só da sua beleza inconfundível mas também da sua atitude humilde e bondosa. Reencontramo-nos passados estes anos, e para meu espanto a sua essência continua a mesma. Quem disse que a moda muda as pessoas? O berço é mais forte.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Daniela]- Sofia o que é para ti a moda?
[Sofia]- A moda para mim sempre foi aquele sonho de criança. Eu nunca soube muito bem o que queria fazer "quando fosse grande" mas lembro-me de ser pequena e dizer que queria ser princesa, nunca tive muito bem a noção daquilo que queria seguir profissionalmente ou do que um dia poderia vir a fazer. Entretanto tudo surgiu com um casting no Facebook, assim uma coisa muito aleatória e foi daí que cresceu um bocado o "bichinho".
[Daniela]- E que idade tinhas?
[Sofia]- 12 anos.
[Daniela]- Tu agora também estás na faculdade certo?
[Sofia]- Sim, estou a estudar Ciências da Nutrição.
[Daniela]- Se tivesses que escolher entre a moda e a nutrição qual escolherias?
[Sofia]- Neste momento, sem dúvida, que é a nutrição. Quero acabar a minha licenciatura e poder fazer alguma coisa mais palpável, mais concreta, porque a moda é uma coisa que eu adoro, mas que não é tão certa assim, por isso é um risco que nós (manequins) corremos, é uma coisa que eu gosto muito e se eu conseguisse conciliar as duas coisas seria o ideal!
[Daniela]- Nós as duas sabemos que o mundo da moda é complicado. Eu também comecei muito novinha e ambas sabemos que tem um lado muito obscuro, que as pessoas não conhecem. Qual foi o papel da tua família nesse acompanhamento?
[Sofia]- Eu antes achava que o facto da minha mãe estar muito presente me intimidava um bocado, mas hoje sei que foi a presença dela que fez com que eu nunca desse um passo em falso e isso fez com que me conseguisse orientar sempre muito bem. O apoio dos meus pais teve um papel fundamental para que eu seguisse este sonho.
[Daniela]- Quais são as tuas expectativas no mundo da moda daqui para a frente?
[Sofia]- Neste momento, deixei a carreira de manequim um bocadinho de parte, mas prefiro e apostaria mais numa vertente fotográfica.
[Daniela]- Tu agora fazes parte do Baligang que é um projecto que está a ter cada vez mais reconhecimento. O que é para ti fazer parte dele?
[Sofia]- O Baligang ainda é muito recente para mim, eles convidaram-me recentemente para fazer parte da equipa deles. Basicamente, é um grupo de meninas que comparece em vários eventos e tentamos fazer a nossa própria marca. Nós somos a cara da marca, ou seja, queremos criar um conceito diferente.
[Daniela]- E estás a gostar? É que as pessoas tem a ideia de onde há muitas mulheres é complicado, acontece isso?
[Sofia]- Eu sou recente na equipa mas até agora estou a gostar, estou muito feliz por trabalhar com elas.
[Daniela]- Se te dessem a oportunidade de ser uma Angel das Victoria Secret aceitavas? (risos)
[Sofia]- (risos) Eu gostava, apesar de ser um desafio enorme e com muita pressão, eu acho que diria que sim!
[Daniela]- Eu considero que darias uma excelente Angel! Agora a pergunta da praxe: Se o mundo acabasse amanhã o que farias hoje?
[Sofia]- O meu maior sonho, neste momento, é saltar de para-quedas, por isso talvez fizesse isso! Mas o que eu gostava mais era de reunir a minha família toda, nem que fosse só uma vez, nem que me custasse os olhos da cara.
[Daniela]- Que lindo! Olha Sofia, muito obrigada do fundo do coração por teres contribuído para o meu sonho.
[Sofia]- Muito obrigada eu!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Sofia é sem duvida uma pessoa muito especial para mim. Uma coisa que aprendi no mundo da moda é que é muito difícil criar laços de amizade com outras manequins. Com ela criei e mantive-os.
Obrigada Sofia!
Daniela Mendes