Vasco Coelho - LAPINI
Vasco Coelho. 22 anos. Natural de Barcelos. Barbeiro. Criador da marca LAPINI.
Apesar de ainda ser jovem, Vasco Coelho está aos poucos a criar o seu império, tanto na área da moda, como noutros futuros projetos. Não percam pitada desta entrevista.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Daniela]- Em primeiro, como surgiu o teu gosto pela moda?
[Vasco]- O meu gosto pela moda começou desde muito novo. Comecei a escolher as minhas roupas cedo e gostava de coisas diferentes, irreverentes. Criar uma marca foi desde sempre um sonho, começava a fazer desenhos de roupa e os meus colegas gostavam e o meu pai sempre me impulsionou a lutar por isto, uma altura perguntou-me se eu queria criar uma marca pois que ele estava disposto a ajudar-me, mas eu disse-lhe que só o faria quando ganhasse o meu próprio dinheiro. E pronto, hoje já tenho a LAPINI, produzida 100% em Portugal .
[Daniela]- Porquê o nome LAPINI? E em que te inspiraste?
[Vasco]- Escolhi o nome LAPINI porque queria algo relacionado comigo. Na altura achei que uma marca com o meu nome não faria sentido, então peguei no meu apelido e coloquei-o em francês, coelho em francês é "lapin", mas como era de difícil dicção eu acrescentei um "i" e ficou LAPINI. O logótipo é um coelho pelas mesmas razões.
[Daniela]- Pude perceber que desenvolveste uma ação de solidariedade na APACI, o que demonstra em ti um espírito nobre. Porque é que procuraste fazer este ato tão notável?
[Vasco]- Já era algo que eu idealizava fazer há algum tempo. Eu tinha uma tia minha que vivia num lar e achava bonito quando iam fazer estes gestos de solidariedade. Como barbeiro não achei que seria algo interessante para fazer como ato de caridade, então mal criei a marca foi logo a primeira iniciativa que tive. Foi uma experiência única.
[Daniela]- Um gesto muito bonito, sem dúvida. Quando navego pelas minhas redes sociais, reparo que já são algumas as fotos postadas com roupa da LAPINI. O que sentes ao perceber que as tuas criações estão a ter visibilidade?
[Vasco]- É muito bom, eu fico contente ao perceber isso. É uma recompensa ao meu esforço e dedicação, nem é pelo dinheiro que ganho, é pelo facto de as pessoas usarem as minhas peças porque gostam delas. É gratificante.
[Daniela]- Onde é que os leitores podem ter acesso e comprar as tuas criações?
[Vasco]- Podem ter acesso no meu Instagram (disponível no final do artigo).
[Daniela]- Sei que é suspeito, mas, qual é a tua criação favorita?
[Vasco]- Talvez o hoodie, no entanto eu acho os calções de homem uma peça incrível.
[Daniela]- Expectativas para o futuro da LAPINI?
[Vasco]- Tenho várias. A minha forma de pensar é que se me meti nisto (criação da marca) eu não quero ser só bom, quero ser o melhor, e quero que dure muitos anos. Quero vir a fazer muitas peças para várias estações.
[Daniela]- Uma pergunta difícil: se só pudesses escolher um preferias ser barbeiro ou criador da marca LAPINI?
[Vasco]- (Risos) Eu teria uma melhor vida se fosse só criador da LAPINI, acho eu! Mas a minha maior paixão é cortar cabelos, eu mesmo que ficasse milionário continuaria a fazê-lo.
[Daniela]- E agora para finalizar a pergunta da praxe! Se o mundo acabasse amanhã, o que farias hoje?
[Vasco]- Boa pergunta... Não estava nada à espera que acabasse amanhã! (risos). É que eu sou uma pessoa que quando tenho tempo eu faço tudo e mais alguma coisa (risos). Aproveitaria perto dos meus, principalmente perto da minha família que são quem mais amo, e fazia o que eles quisessem fazer.
[Daniela]- Todos vestidos com uma peça da LAPINI, certo? (risos)
[Vasco]- Sim, sem dúvida! Se não fosse uma, pelo menos todas em cima deles! (risos)
[Daniela]- (risos) Muito obrigada Vasco por teres aceite ser entrevistado.
[Vasco]- De nada, obrigada eu também!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Vasco representa muitos jovens empreendedores. Procurou sempre lutar pelos seus sonhos. Hoje a LAPINI é um sucesso, amanhã nascerá outro projeto, porque ele não para, e não quer ser só bom, quer ser o melhor. Estejam atentos ao seu progresso, o Chá&Mel estará, com certeza.
Podem consultar todos os artigos no Instagram: lapini.pt.
Outros trabalhos de Vasco Coelho em: varte.97 e vascoelho_barber.
Obrigada Vasco, até breve!
Daniela Mendes